Como montar um plano de trade

Autor: Antonio Montiel    Perfil: Antonio Montiel

Montar um plano de trade é uma das principais tarefas que um trader pode desenvolver. Quando ele chega no momento de pensar sobre o seu plano de trade, isso mostra maturidade operacional e é o começo do processo de desenvolver a sua consistência no mercado financeiro.

Plano de trade nada mais é do que um conjunto de regras que o trader vai seguir de acordo ao seu operacional, ao seu capital e ao seu controle emocional. E ele deve seguir esse plano com muita disciplina, já que nele está descrito o que será feito quando tudo der certo e principalmente quando as coisas derem errado.

Montar um plano de trade começa pelo ativo que será operado (forex, dólar futuro, ações, etc..) E qual o setup ou método de trade será utilizado. Sugerimos que comece apenas com um, e a medida que ganhar conhecimento e consistência de mercado você pode adicionar outros.

Entrando na parte de gerenciamento de risco, também devemos definir previamente (é importante que seja fora do mercado, com a cabeça fria) o volume a ser operado, qual o limite de perda no dia e na semana (sim, pois se você bater o limite de perda semanal na terça feira significa que a semana terminou para você) e também qual o seu objetivo de ganho.

Porque objetivo de ganho e não “meta” como dizem por ai? Leia o artigo – https://escoladeoperadores.com.br/2021/03/08/como-definir-a-sua-meta-no-trade/

Você pode também definir regras comportamentais, como por exemplo quantas operações irá realizar no dia (se der certo OU errado), ou gatilhos temporais quando for estopado ( 10 minutos sem operar depois de um stop, não importa o que o mercado faça depois, já que todo mundo é afetado depois de um perda, e com isso o raciocínio fica afetado).

Depois de definidas todas as regras que você considere necessário para ter um bom comportamento no mercado, é fundamental que siga rigorosamente o plano de trade, principalmente as regras comportamentais e os limites de perda.

Lembre-se que é melhor perder pouco (acostume-se a terminar o dia negativo) e conseguir assim recuperar no outro dia que perder o controle da situação e quebrar a sua conta de tanto perder.

Se você acha importante treinar também o seu comportamental de mercado, conheça o nosso curso de psicologia de trading em https://escoladeoperadores.com.br/online/cursopsicologiatrading/