fbpx

Quando eu perco eu perco muito, e quando ganho eu ganho pouco. Como eu resolvo isso?

Autor: Alexandre Ragozzino Costa Fontes – Perfil: Perfil: Alexandre Ragozzino

Uma das primeiras frases, dessas de efeito mesmo, que a gente escuta quando começa a especular os mercados de renda variável é: pare rápido as suas perdas, e deixe seus lucros correrem (essa famosa frase em inglês é: “cut your losses short and let your profits run”.

Mas após algum tempo operando, seja fazendo Day Trade, Swing ou Positioning, em qualquer que seja o mercado: Dólar e Índice Futuros BM&F, Ações Bovespa, Forex, índices internacionais (DAX30, S&P500, NASDAQ etc., você percebe que o que acontece com você é justamente o contrário da famosa frase acima, e com isso você começa a se perguntar: por que quando eu perco eu perco muito, e quando eu ganho eu ganho pouco? Como eu resolvo isso?

Em um primeiro momento, você começa a buscar “culpados” para isso: o mercado é que está com muita volatilidade, muito difícil; a minha corretora não executa minhas ordens de maneira eficiente; meu setup não está funcionando mais; preciso estudar mais análise técnica etc.

Mas após um curto período de tempo (para alguns pode demorar muito tempo, para outros, nunca perceber), você percebe que isso acontece pura e simplesmente por uma questão comportamental, e não técnica. Em outras palavras: por falta de inteligência emocional, e não de inteligência analítica.

A resposta para essa pergunta está em você começar a registrar TODAS as suas operações ou trades, com o máximo de detalhes possível: data da entrada, hora (qual horário é melhor para mim), estilo operacional (opero leilão de abertura, scalping no gráfico de 1 minuto, etc.), ganho ou perda, comentários e/ou observações, e o mais importante: AVALIE CADA TRADE, de maneira honesta (eu tenho um vídeo bastante interessante sobre Regras Comportamentais. Assista em:  Controle Emocional no Day Trade

Por exemplo: você opera Dólar Futuro BM&F, e nos primeiros quatro dias da semana, você está positivo em 8 pontos, porque você fez 2 pontos por dia. E você está bastante satisfeito com esse resultado (e deveria mesmo), porque ele mostra consistência. Mas na 6ª. feira o mercado apresenta uma volatilidade maior do que o normal, e no seu primeiro trade do dia você é estopado em 5 pontos. Você tenta mais uma vez, e é estopado de novo, com mais 5 pontos. Com isso você começa a presentar descontrole emocional: “puxa, eu fiz tudo direitinho a semana inteira. Não vou acabar assim não.”. Você então tenta a terceira vez, e leva outra estopada de 4 pontos. Pronto! Por um descontrole emocional você, nos dias dessa semana que ficou positivo ganhou pouco, e no dia que ficou negativo, perdeu muito!

Por isso, ao avaliar os seus trades, seja honesto consigo mesmo. No exemplo acima, você deveria ter seguido uma regra comportamental muito importante que é: estabeleça perda máxima diária.

Um outro exemplo é quando você sai assustado de uma operação com medo de perder, com um resultado negativo ou pouco positivo, para ver, alguns minutos depois que, se você tivesse aceitado o risco dessa operação (aceitado o seu Stop), os preços teriam atingido o seu alvo ou limite. Esse é outro exemplo de que você não respeitou outra regra comportamental importante: aceite o Stop!

Assim, da próxima vez que você se pegar perguntando para você mesmo: por que quando eu perco eu perco muito, e quando eu ganho eu ganho pouco? Como eu resolvo isso? Na verdade, a pergunta será outra: quantos trades eu segui, ou não segui, as minhas regras comportamentais?

Estabeleça as suas regras, e as siga à risca!

Se você acha importante treinar também o seu comportamental de mercado, conheça o nosso curso de psicologia de trading em https://escoladeoperadores.com.br/online/cursopsicologiatrading/

Bons trades.