fbpx

Como desenvolver inteligência emocional no trade?

Autor: Alexandre Ragozzino Costa Fontes  Perfil: Alexandre Ragozzino


É muito provável que, quando a grande maioria das pessoas começa a especular os mercados de renda variável, começa estudando o máximo possível, a ler a maior quantidade possível de livros, artigos e outros diversos materiais existentes, dedicando várias horas por dia (eu não fugi a essa regra). E logo após começar a entender um pouco de análise técnica, muitas delas começam a saga de procurar o “Santo Graal” em setups milagrosos de outros traders, mais experientes.

Essa é uma etapa inicial quase que natural na carreira de todo trader. Mas rapidamente você percebe que os seus resultados, ou a falta deles, residem muito mais em fatores comportamentais do que técnicos. Alguns exemplos do que eu quero dizer com isso: você sabe identificar padrões de reversão ou de continuação (bandeiras, flâmulas, triângulos, Cunhas, Ombro-Cabeça-Ombro etc.), mas não entra na operação por não acreditar neles; você entra de maneira brilhante em um trade, mas sai muito antes do tempo, com medo de os preços voltarem contra você; você é estopado, e quase que imediatamente entra com outra operação, querendo se vingar do mercado, dentre diversos outros. Por isso que a principal pergunta aqui é:

Como desenvolver inteligência emocional no trade?

A resposta é: comece a educar o seu subconsciente para evitar esses erros. E uma maneira de se educar o nosso subconsciente é através de repetição.

Crie uma lista de regras comportamentais, que você identificou que são as que você mais erra. Claro que essa regra irá variar de acordo a cada um. Mas alguns exemplos dessas regras podem ser: acredite nas suas próprias análises; aceite o Stop; espere a vela fechar, não sair no meio dela; um Stop por dia; etc.

Sei que parece óbvio mencionar isso, mas nunca é demais: crie as suas regras comportamentais, e siga elas!

Você não acredita na quantidade de traders que eu ensino, que têm as suas regras comportamentais, mas não as seguem. Ou seja, eles se autossabotam.

Agora, da próxima vez que você se perguntar: Como desenvolver inteligência emocional no trade? Você já sabe a resposta: criar as minhas próprias regras comportamentais, e segui-las à risca.

Se você acha importante treinar também o seu comportamental de mercado, conheça o nosso curso de psicologia de trading em https://escoladeoperadores.com.br/online/cursopsicologiatrading/