Como você pode operar forex

As operações financeiras no mercado de FOREX envolvem a compra de uma moeda, e a simultânea venda de outra. Ou seja, as moedas são negociadas em PARES, por exemplo: dólar e iene (USD/JPY). O investidor não compra dólares ou ienes, fisicamente, mas uma relação monetária de troca entre eles. O FOREX é um mercado em que são negociados, portanto, derivativos de moedas, ou contratos cujos ativos subjacentes são pares de moedas. Ele (o investidor) é remunerado, assim, pelas diferenças entre a valorização e a desvalorização das duas moedas que compõem o par.

O mercado FOREX é o maior mercado do mundo. Estima-se que sejam transacionados, diariamente, contratos representando volume total entre 2 e 3 trilhões de dólares.

O FOREX é um mercado “virtual”, ou como dizemos tecnicamente: um mercado OTC (Over The Conter, mercado de balcão em português) e portanto, não tem uma sede estruturada fisicamente em nenhuma parte do mundo, ao contrário do que acontece com o mercado de ações e de futuros, aonde todas as operações são centralizadas em uma bolsa de valores (BM&F – Bovespa).

Ele é formado pelas transações entre as instituições financeiras (corretoras) que nele operam. O FOREX é, portanto, um mercado de balcão, já que as transações são realizadas diretamente entre as partes por telefone, sistemas eletrônicos e internet.

Não há uma operação centralizada, mas uma rede entre as instituições.

Você pode operar FOREX 24 horas por dia, de forma quase ininterrupta, ao redor do mundo. Desde Sidney (Austrália), passando por Tóquio (Japão), Londres (Reino Unido) e Nova York (EUA).

Apesar de ser um mercado internacional, as corretoras que oferecem investimentos no FOREX são registradas e reguladas nos órgãos governamentais dos países em que atuam, como nos EUA e no Reino Unido. Por isso é importante escolher uma corretora que esteja sediada em um pais de primeira linha e que apresente instituições sólidas, como nos citados anteriormente.

No Brasil o FOREX ainda não é regulamentado pela CVM, e, portanto, nenhuma corretora local pode oferecer esse serviço. Mas você pode operar forex contatando uma corretora no exterior para realizar a abertura da conta e eventualmente a transferência de recursos, que é totalmente permitida por lei.

Para tributação, se aplica os 15% sobre ganhos de capital que devem ser pagos via DARF quando da repatriação do dinheiro. No IR declara-se como patrimônio o total da conta no exterior, mas a tributação é realizada apenas na repatriação.

O valor mínimo exigido atualmente é bem baixo, mas corretoras mais conceituadas e seguras exigem um mínimo de USD1.000,00, e é o mais indicado, até porque lá se negocia via conta de margem e as corretoras oferecem alavancagem de até 400 vezes.

Definitivamente é um tipo de operação para investidores arrojados, que tenham um perfil “trader”, já que as operações normalmente são swing trading e exigem um conhecimento e preparo operacional. Se estiver acostumado com a bolsa de valores ou outros mercados de renda variável, a transição para o FOREX é relativamente tranquila.

Os benefícios são: operar um mercado sem muita manipulação de grandes players; que está aberto 24 horas por dia de segunda a sexta e; a agenda política e econômica brasileira não o afeta em nada, já que isso vem causando muita volatilidade na Bovespa ultimamente. As desvantagens são que o investidor precisa tomar cuidado para escolher uma corretora idônea em um pais como na Europa e devidamente regulamentada na Inglaterra ou Suíça dependendo de sua origem, e que precisa ter experiência e conhecimento para operar swing trading.

Além dos principais pares de moedas à vista, conhecidos como SPOT, as corretoras oferecem os chamados CFD´s ou Contracts for difference, que são instrumentos financeiros semelhantes a um índice ou ação, e que permitem negociar índices de bolsa, ações ou contratos de commodities subjacentes, sem ter de adquirir o ativo em si. Assim, através desses instrumentos (CFD´s) você pode negociar o Petróleo, Ouro ou o S&P500 por exemplo.

Comece a operar forex agora mesmo de maneira GRATUITA através de nosso curso gratis disponivel em https://sun.eduzz.com/301504

Confira também o nosso curso online de forex com mais de 40 aulas gravadas e 3 aulas ao vivo por mês em https://escoladeoperadores.com.br/online/cursoforexonline/