fbpx

Cotação FOREX Direta e Cotação Forex Indireta. Termo Americano e Termo Europeu. Porque as Cotações do Forex são invertidas? Alexandre Ragozzino

Autor: Alexandre Ragozzino Costa Fontes Perfil: Alexandre Ragozzino

Você muito provavelmente já se perguntou porque uma cotação de Forex tem o Dólar Americano (USD) como moeda base – por exemplo o USD/JPY, e outra tem o USD como moeda denominador, como por exemplo o EUR/USD.

A resposta realmente é pela convenção que uma país escolheu.

Na verdade, o motivo da escolha dessa convenção é muito simples. Vamos entender melhor:

*) Cotação EUR/USD – onde o EUR é a moeda base, e o USD é a moeda denominador (também chamada de moeda da cotação).

*) Cotação USD/JPY – onde o USD é a moeda base, e o JPY é a moeda denominador (também chamada de moeda da cotação).

COTAÇÕES DIRETAS OU INDIRETAS

As cotações de Forex podem ser Diretas ou Indiretas.

Cotações Diretas são quando a moeda base é a moeda estrangeira, e a moeda denominador é a moeda local. As cotações diretas então mostram quantas unidades da moeda local você precisa para comprar 1 unidade da estrangeira.

Um bom exemplo é o Real brasileiro, cujo símbolo é USD/BRL. Para uma cotação de 5,1545, isso significa dizer que você precisa de 5,1545 Reais (BRL) para poder comprar 1 Dólar americano (USD).

Cotações Indiretas são justamente o inverso: quando a moeda base é a moeda local, e a moeda denominador é a moeda estrangeira. Por exemplo: se você mora na Inglaterra, a sua moeda local é o GBP/USD. A cotação hoje é de 1,2255. Isso significa dizer que você precisa de 1,2255 USD (moeda estrangeira) para poder comprar 1 GBP (moeda local).

CONVENÇÃO OU TERMOS

Existem 2 convenções ou termos diferentes adotados pelos países, para as cotações das suas moedas:

*) Termo Europeu – Cotação Direta. Quando o USD é a moeda base, e a outra é a moeda denominador. Por exemplo: USD/JPY

*) Termo Americano – Cotação Indireta. Exatamente o contrário: quando a outra moeda é a moeda base, e o USD é a moeda denominador. Por exemplo: AUD/USD

QUAL TERMO UM PAÍS ESCOLHE, E POR QUÊ?

A grande maioria dos países escolhe a convenção ou Termo Europeu, e a consequente cotação direta, pelo simples motivo de ser mais fácil de entender o preço. Por exemplo: o Real brasileiro (USD/BRL) utiliza a convenção de cotação direta – Termo Europeu, por dizer quantos Reais você precisa para poder comprar 1 Dólar americano.

Faça a sua matrícula em nosso consagrado Curso GRÁTIS de FOREX, e aprenda a identificar oportunidades como essa. Acesse: Cursos GRÁTIS de FOREX