fbpx

ROMPIMENTOS EFETIVOS – COMO IDENTIFICAR E ASSIM AUMENTAR SEUS GANHOS

Autor: Alexandre Ragozzino Costa Fontes Perfil: Alexandre Ragozzino


Muito provavelmente uma das primeiras técnicas de negociação com base em análise técnica que você aprende são os Rompimentos: de um suporte como sinal de venda; de uma resistência como sinal de compra; dos suportes e resistências de padrões, tanto de continuação como de reversão, para as suas respectivas confirmações, e assim por diante.

Mas ao mesmo tempo você muito provavelmente entrou em operações com base nesses rompimentos, para quase que imediatamente após a sua entrada, ser estopado em um Falso Rompimento.

Assim, como fazer para identificar que um rompimento é realmente efetivo? Ou seja, quando que ele tem alta probabilidade de funcionar? Esse é o objetivo aqui: mostrar alguns exemplos reais, baseados puramente em ação de preços (Price Action), de como identificar quando um rompimento tem altíssima probabilidade de ser efetivo, e consequentemente aumentar, e muito, a sua probabilidade de ganho.

E esses exemplos se aplicam em basicamente 03 (três maneiras) que nos ajudam a identificar quando um rompimento é efetivo, conforme a seguir:

1ª MANEIRA – ROMPIMENTOS DE PADRÕES DE CONTINUAÇÃO OU DE REVERSÃO DE TENDÊNCIA. Por mais básica que essa maneira possa parecer, esses rompimentos são muito efetivos, pois indicam, no caso de padrões de continuação de tendência, a sua entrada a favor da força dominante e, no caso dos padrões de reversão, a sua entrada no potencial início de uma nova tendência. E a psicologia por atrás disso é bastante simples também: existe uma lata probabilidade de ter muitos participantes vendo os mesmos padrões que a gente. Por isso as suas confirmações (os seus rompimentos) tendem a serem efetivos.

Exemplo: Rompimento Resistência Padrão de Continuação Flâmula de Alta.

Veja no gráfico diário a seguir que, após os preços realizarem um forte movimento de alta, verificamos o efetivo rompimento (ver seta) da Linha Superior (resistência) do importante padrão de continuação de tendência de alta chamado Flâmula de Alta, o que aumentou e muito a probabilidade de ganho na compra:

E vemos a seguir como esse rompimento efetivo realmente confirmou essa Flâmula como um importante padrão de continuação de tendência de alta:

Exemplo: Rompimento resistência padrão de reversão Fundo Duplo.

Repare no gráfico diário a seguir o rompimento efetivo da resistência do importante padrão de reversão de alta, o que aumentava em muito a probabilidade de retomada da força dos compradores (reversão de alta):

E agora veja no mesmo gráfico a seguir como esse rompimento efetivo realmente indicou a reversão de alta:

2ª MANEIRA – ANULAÇÕES DE PADRÕES DE VELAS DE REVERSÃO DE ALTA, OU DE BAIXA. Um exemplo clássico de um padrão de velas de reversão de baixa é o chamado Estrela Cadente, que tem que ser verificado, necessariamente, em resistência. A sua máxima indica desde onde os vendedores começaram a entrar, e tiveram força suficiente para formarem esse padrão (a Estrela Cadente). Um fechamento de um período seguinte, que não precisa ser necessariamente o imediatamente seguinte, ocorrer acima dessa máxima, não só anula essa força vendedora indicada por essa Estrela Cadente, como também indica o efetivo rompimento da resistência onde esse padrão se formou.

E o inverso é sempre verdadeiro: Um exemplo clássico de um padrão de velas de reversão de alta é o chamado Martelo, que tem que ser verificado, necessariamente, em suporte. A sua mínima indica desde onde os compradores começaram a entrar, e tiveram força suficiente para formarem esse padrão (o Martelo). Um fechamento de um período seguinte, que não precisa ser necessariamente o imediatamente seguinte, ocorrer abaixo dessa mínima, não só anula essa força compradora indicada por esse Martelo, como também indica o efetivo rompimento do suporte onde esse padrão se formou.

Exemplo: Anulação Padrão de alta Martelo.

Repare no gráfico diário a seguir que os preços, ao retestarem a resistência rompida como suporte, formam o significativo padrão de velas de alta chamado Martelo. Apesar da literatura orientar que é sempre importante esperar um próximo período fechar acima da máxima desse Martelo para uma maior confirmação, os mais agressivos já poderiam entrar com as suas compras:

Mas agora vemos no gráfico diário a seguir, como praticamente imediatamente após a formação desse padrão de alta Martelo se formar, os preços fecham abaixo da sua mínima e do suporte onde ele se formou, indicando assim uma alta probabilidade de um rompimento efetivo desse já mencionado suporte, o que é possível ver que foi o que realmente ocorreu, com o forte movimento de baixa que ocorreu em seguida:

3ª Maneira – QUANDO UM SUPORTE É TESTADO, E OS PREÇOS NÃO SOBEM; E QUANDO UMA RESISTÊNCIA É TESTADA, E OS PREÇOS NÃO CAEM. Quando os preços atingem uma zona de suporte significativa, é provável que os preços subam com força, devido ao fato de entrarem dois grandes grupos de compradores: os pacientes que estavam esperando isso acontecer para comprar, e os vendedores realizando os seus lucros (o limite de uma operação de venda é uma ordem de compra).

Exemplo reteste e rompimento da resistência.

Repare no gráfico diário a seguir que após o primeiro reteste da zona de resistência formada lá atrás, os preços praticamente não caem nada, e imediatamente no período seguinte rompem essa resistência, o que indicava uma altíssima probabilidade de ser um rompimento efetivo, o que podemos ver que se concretizou, pela continuação da força atual dos compradores:

Exemplo reteste e rompimento de suporte.

Veja no gráfico diário a seguir que os preços, ao retestarem o suporte formado lá atrás, não sobem praticamente nada, e rompem esse suporte imediatamente no período seguinte. Isso indicou um potencial rompimento efetivo do suporte, o que pode ser visto pelo forte movimento de baixa ocorrido em seguida.

CONCLUSÃO: vale e muito a pena começar a identificar quando um rompimento tem alta probabilidade de ser efetivo, para assim não apenas diminuir a probabilidade de você ser estopado em um potencial Falso Rompimento, como principalmente: fazer com que você entre em uma operação com alto potencial de ganho.

Em nossos Cursos Grátis você poderá assistir uma Aula Ao Vivo chamada: “ROMPIMENTOS EFETIVOS – COMO IDENTIFICAR”, onde você terá ainda mais exemplos para começar a desenvolver essa poderosa técnica de negociação. Para ver todos os cursos, acesse: Cursos Grátis