Profissão trader – Como começar de maneira correta

Autor: Antonio Montiel    Perfil: Antonio Montiel

A profissão trader ganhou muitos adeptos recentemente com o advento da pandemia de Covid-19, pois muitas pessoas ao trabalharem de suas casas começaram a ter tempo de operar.

Hoje em dia, para começar no mercado financeiro, basta abrir uma conta em qualquer corretora e contratar uma plataforma para poder operar. As margens estão muito baixas, portanto com R$500 ou R$1000 já é possível aventurar-se no mercado de Dólar ou Índice futuro. Aí é onde começam os problemas…

Primeiro, ser trader é uma profissão como qualquer outra. Exige estudo, preparação e tempo para poder entender todas as variáveis e conseguir ter sucesso. Mas nada disso parece ser respeitado por quem está começando.

Você deve realizar a sua educação com pessoas ou empresas idôneas, com profundo conhecimento de mercado e que tenham tempo comprovado de trading (e não somente “boletas” mirabolantes de milhares de reais que podem ser falsificadas).

O tempo de mercado é importante não só para o trader que está começando, mas também para o professor. Qual médico com 1 ou 2 anos de faculdade está pronto para lecionar?

Depois de ter uma educação adequada, vem a preparação, que consiste em ter um plano de trade adequado à sua conta, com gerenciamento de risco e capital, pois as perdas irão acontecer, já que não existe método de trade ou setup com 100% ou mesmo 90% de acerto no longo prazo.

E por último e não menos importante vem o tempo necessário para que você consiga ser um trader com ganhos consistentes. No começo os erros irão acontecer, sejam operacionais ou mesmo comportamentais.

Como qualquer profissão nova, você deve se adaptar a ela e entender todo o seu funcionamento na pratica, e isso não acontece do dia para a noite, pois o mercado muda constantemente, temos momentos de alta e de baixa volatilidade, e isso exige ajustes que devem ser realizados pelo trader em seu operacional, dentre outras variáveis.

A profissão trader é muito recompensadora, você tem a liberdade de trabalhar de sua casa e fazer seus próprios horários, mas não é simples de alcançar o sucesso, como acontece com toda profissão, portanto sugiro que estude muito, com professores de qualidade, leia muitos livros sobre o assunto e pratique bastante antes de se aventurar no mercado e querer ganhar muito dinheiro, pois o retorno muitas vezes exige um risco do mesmo tamanho.

Leia os depoimentos de nossos alunos e veja porque somos referência no ensino de traders na América Latina desde 2010 em https://escoladeoperadores.com.br/depoimento-texto/