APRENDIZADO EFICIENTE, SEM ILUSÕES

Autor: Alexandre Ragozzino Costa Fontes  Perfil: Alexandre Ragozzino

A Escola De Operadores® (http://escoladeoperadores.com.br/ ) pratica, desde 2010, uma Educação Financeira Responsável® para os mercados de Contratos Futuros BM&F – Dólar e Índice, FOREX e Ações Bovespa a vista. O nosso maior objetivo é, e sempre foi, o de orientar todos os nossos clientes a operarem os mercados de renda variável de maneira cautelosa e profissional. Sabemos que a parte operacional de clicar nos botões Compra e Venda é simples. Mas o processo de decidir o que, e quando comprar e vender, é extremamente complexo, e demanda muito estudo e preparação. Especialmente para day trading. Hoje em dia existem diversas instituições e aplicativos que passam uma ideia contrária: a de que especular os mercados é rápido, fácil, e com ganhos garantidos. Sabemos que não é verdade.

O caso do estudante americano Alex Kearns traz à tona a total irresponsabilidade dessas instituições que vendem essa falsa imagem de “ganho fácil e rápido”, e que o processo de investir em ativos de alto risco é simples como um vídeo game. Nós lidamos diariamente com os conflitos internos de nossos clientes, quando os seus resultados no day trading são aquém do esperado. E os orientamos a como reverter essa situação, tendo sempre uma visão de aprendizado de longo prazo, e da importância de se realizar um gerenciamento de risco e de capital eficientes.

Já fomos criticados diversas vezes por “pseudo-parceiros” de sermos conservadores demais em nossas ações de marketing. Principalmente hoje em dia, onde muita informação importante se resume à uma simples imagem instantânea postada em alguma rede social. Mas nós nunca cedemos a essa pressão, nem nunca aplicamos um modelo de negócios baseado na ilusão do “fique rico rápido”. Pelo contrário: aplicamos, desde 2010, um modelo de negócios baseado sempre em estudos acadêmicos, com seriedade, e principalmente preocupados com o lado humano de todos os nossos clientes.

Acredito que esse é principal motivo que sempre manteve a Escola De Operadores na vanguarda da educação financeira para renda variável no Brasil. E que estamos certos em nossa decisão, tomada lá atrás em 2010, de ter foco no longo prazo, e não no imediatismo.

Viver do mercado financeiro é sim uma realidade para quem investiu em conhecimento, e se dedicou de maneira obstinada a ter um processo de aprendizado eficiente, sem ilusões.

Alexandre Ragozzino Costa Fontes

Fontes: