Desde 2010

Desde 2010 oferecendo uma Educação Financeira Responsável®

Capítulo 6 – Plano de Negociação

O que Significa?

Até aqui você aprendeu uma quantidade bastante significativa de informações que acreditamos serem crucias para a carreira de todo especulador profissional, e que estão dividias da seguinte maneira:

  • Introdução e Funcionamento do mercado de Forex – Como as moedas são negociadas, o que significa operar com alavancagem em contas de margem, etc.
  • Análise Fundamentalista - Como a taxa de juros, a inflação e os demais índices macroeconômicos impactam o mercado de moedas. Esse tópico responde a sua primeira pergunta: aonde investir?
  • Análise Técnica - Esse tópico oferece uma indicação de tempo, e responde a sua segunda pergunta: quando investir? E você aprendeu a como determinar quando comprar ou vender, através da análise eficiente dos níveis de suporte e resistência mais significativos, e dos diversos padrões gráficos existentes.
  • Gerenciamento de Risco - Aqui você aprendeu a responder a terceira pergunta: essa oportunidade vale a pena, de acordo ao tamanho do risco que ela apresenta (Relação Risco x Retorno – RR)?
  • Gerenciamento de Capital – E finalmente, após responder a todas as perguntas acima, você aprendeu a responder a última delas: qual o volume financeiro ou a alavancagem dessa operação, levando em consideração o tamanho do seu risco?

Por incrível que pareça, tudo o que você aprendeu até agora foi a parte mais fácil de todo o seu processo de aprendizagem. O mais difícil será colocar todo o seu conhecimento adquirido através deste livro em prática, com os mercados em tempo real, e com bastante disciplina. Nós lembramos muito claramente que sempre que líamos a respeito da importância de se ter disciplina para ser bem sucedido no mercado financeiro, nunca ficava muito claro como adquirir e principalmente, como aplicar essa disciplina no dia-a-dia. É por isso que agora vamos discutir uma etapa igualmente importante na sua carreira como um especulador profissional: a definição do seu Plano de Negociação, que nada mais é do que um conjunto de regras cujo objetivo será de guiá-lo com disciplina não só no começo da sua carreira, mas durante toda a sua vida.

Continua...
________________________________________________

Comments are closed.