Desde 2010

Desde 2010 oferecendo uma Educação Financeira Responsável®

Capítulo 5 – Gerenciamento de Capital

Introdução

Vimos anteriormente que o seu gerenciamento de risco irá lhe responder a seguinte pergunta: essa operação vale à pena ser executada, de acordo ao tamanho do seu risco? A resposta para essa pergunta será de acordo ao tamanho da sua Relação Risco x Retorno Esperada (RR). Caso você tenha encontrado uma oportunidade com alto RR, preferivelmente maior do que 2,0, então ela seguramente vale a pena. Agora, após responder a essa pergunta, entra em cena o seu gerenciamento de capital. Lembre-se: você não se tornará apenas um investidor ou um especulador. Mas também um gestor de recursos. Ou seja, você irá gerir ou administrar o seu próprio dinheiro. E para efetuar um gerenciamento de capital eficiente e de maneira profissional, você terá que responder a três questões fundamentais:

1ª – Valor Inicial da sua Conta de Margem

Um dos principais erros de todo especulador iniciante é querer começar a ganhar dinheiro logo no início da carreira. É consenso entre os principais gestores de recursos do mundo que todo gestor profissional tem três objetivos principais, nesta ordem de importância:

· Preservação de Capital. Isso significa arriscar pouco por operação. Se você arriscar muito, caso você entre em uma sequência de perdas, o que não é raro, você poderá perder boa parte ou até mesmo todo o seu dinheiro muito rapidamente. Lembre-se: dinheiro é a sua ferramenta de trabalho. Preserve bem dele.

· Ganhos Consistentes. Isso é a mesa coisa que “aprender a fazer”. Em outras palavras: ao obter ganhos consistentes você prova para você mesmo que as suas estratégias de compra e venda começam a funcionar, que você tem um bom controle emocional, e que você consegue obter rentabilidades positivas mês a mês.

· Ganhar Dinheiro. Após provar para você mesmo que você consegue obter ganhos consistentes, ou seja, que você já sabe fazer, agora sim você poderá aumentar cada vez mais o seu risco para ganhar cada vez mais dinheiro. Não precisamos dizer que todo especulador iniciante busca esse objetivo primeiro, sem antes aprender a preservar capital e a aprender a fazer.

Continua...
________________________________________________

Comments are closed.