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Capítulo 3 – Análise Técnica

DEFINIÇÃO

Análise Técnica é um conjunto de ferramentas onde, baseado em referenciais passados, você busca uma alta probabilidade daquele mesmo referencial se repetir no futuro. Essas ferramentas são as famosas figuras ou padrões gráficos que iremos discutir ao longo deste capítulo, e estes referências nada mais são do que níveis de preços aonde eles são considerados como caros ou baratos. A palavra-chave aqui é “PROBABILIDADE”. Quando você identifica um nível de preços que você considera como caro, o que lhe oferece uma oportunidade de venda, você não sabe se os demais participantes do mercado também irão vender junto com você. Mas você decide por efetuar a sua venda mesmo assim, por saber que existe uma alta probabilidade de que vários outros participantes estão vendo a mesma coisa que você, e assim irão vender junto com você. É extremamente importante aceitar o fato de que, ao trabalhar baseado em análise técnica, você nunca irá acertar quando ganhar dinheiro, ou errar quando perder. Mas sim que irá cair na probabilidade ou de ganho ou de perda. Isso é importante porque, mesmo que você identifique uma excelente oportunidade com alta probabilidade de ganho, sempre irá existir, por menor que seja, uma probabilidade de perda. Assim, quando você perder dinheiro por cair na probabilidade de perda, você não irá sofrer nenhum desconforto emocional, porque você já sabia, antes de executar a sua operação, de que essa perda poderia ocorrer.

Análise Técnica como Identificação da Psicologia de Mercado

Uma definição clássica de análise técnica é que ela é o estudo do comportamento do mercado, principalmente através do uso de gráficos de preços, com o objetivo de igualmente buscar uma alta probabilidade de que um comportamento verificado no passado se repita no futuro. Quando nos referimos a comportamento do mercado, nos referimos a movimento de preços. E o que move os preços são as ordens de compra (demanda) e de venda (oferta) de todos os participantes do mercado, inclusive nós e você. E todos nós tomamos as nossas decisões de compra e de venda baseados no nosso psicológico. Em outras palavras, baseados ou em emoções positivas (referências de caro ou barato), ou negativas (ganância ou medo). Assim, como decidimos comprar ou vender baseados nas nossas emoções, a análise técnica então nada mais é do que uma representação gráfica da psicologia ou emoção dominante (se a emoção dominante é de compra ou de venda).

Continua ...
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