Desde 2010

Desde 2010 oferecendo uma Educação Financeira Responsável®

Tipos de Ordens – A Mercado e Pendentes

Ordens são as instruções que você passa para a sua corretora executar o que você deseja fazer (comprar, vender, estabelecer perda e ganho máximo), sendo divididas em quatro grupos: A Mercado, Pendente, Stop Loss (SL) para perda máxima, e Take Profit (TP) para ganho esperado.

1º - Ordem a Mercado (Market Order). Esse é o tipo de ordem mais comum, sendo utilizado quando você quiser executar uma ordem imediatamente (em tempo-real), ao preço de mercado atual. Se você quiser comprar irá executar uma Ordem de Compra, e se quiser vender uma Ordem de Venda. Em muitas plataformas gráficas você consegue executar as suas ordens a mercado simplesmente clicando nos preços ou de compra ou de venda.

2º - Ordem Pendente, também conhecida como Entry Order ou Limit Order. Esse tipo é utilizado quando você quiser executar a sua compra ou venda apenas em um nível específico de preços no futuro. Por exemplo: vamos supor que o par EUR/USD está em uma tendência de alta, e seu preço atual é de 1,3545. Mas 100 pips acima do nível atual de preços, ou seja, em 1,3645, existe um nível de resistência significativo, que você acredita que poderá gerar uma boa oportunidade de venda. Mas como isso somente deverá ocorrer na madrugada (e você não quer ficar a noite inteira esperando os preços chegarem lá), então você coloca uma Ordem Pendente de Venda em 1,3645, que permanecerá pendente, e somente será efetivamente executada (irá virar uma posição de venda) caso os preços realmente subam até 1,3645.
Existem seis tipos diferentes de Ordens Pendentes, detalhadas abaixo:

*) Sell Limit: Ordem Pendente de Venda a um preço (preço de compra) acima ou maior do que o preço atual de mercado. Por exemplo: se o preço atual está em 1,3815, e você deseja colocar a sua Ordem Pendente de Venda em 1,3905.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a subir, mas que irão encontrar uma zona de resistência, e dela irão iniciar um movimento de baixa. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Sell Limit - Grafico 1 Publicado Sell Limit - Grafico 2 Publicado Sell Limit - Order

*) Sell Stop: Ordem Pendente de Venda a um preço (preço de compra) abaixo ou menor do que o preço atual de mercado. Por exemplo: se o preço atual está em 1,3815, e você deseja colocar a sua Ordem Pendente de Venda em 1,3795.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a sua tendência ou movimento de baixa, sem corrigirem muito, sendo bastante utilizada em rompimentos de suportes. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Sell Stop - Grafico 1 Publicado Sell Stop - Grafico 2 Publicado Sell Stop - Order

*) Buy Limit: Ordem Pendente de Compra a um preço (preço de venda) abaixo ou menor do que o preço atual de mercado. Por exemplo: se o preço atual está em 1,3815, e você deseja colocar a sua Ordem Pendente de Compra em 1,3795.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a cair, mas que irão encontrar uma zona de suporte, e dela irão iniciar um movimento de alta. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Buy Limit - Grafico 1 Publicado Buy Limit - Grafico 2 Publicado Buy Limit - Order

*) Buy Stop: Ordem Pendente de Compra a um preço (preço de venda) acima ou maior do que o preço atual de mercado. Por exemplo: se o preço atual está em 1,3815, e você deseja colocar a sua Ordem Pendente de Compra em 1,3905.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a sua tendência ou movimento de alta, sem corrigirem muito, sendo bastante utilizada em rompimentos de resistências. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Buy Stop - Grafico 1 Publicado Buy Stop - Grafico 2 Publicado Buy Stop - Order

*) Buy Stop Limit: Ordem Pendente de Compra que atua como uma ordem Buy Limit. Funciona assim: quando o preço de Venda (Ask price) alcançar um nível acima ou maior do que o preço atual de mercado, isso irá executar uma Ordem Pendente de Compra ao preço estabelecido como Preço Stop Limit. Por Exemplo: se o preço atual está em 1,3816, você estabelece o Preço em 1,3905, e o Preço Stop Limit em 1,3855. Quando o preço de mercado alcançar 1,3905, isso irá abrir uma Ordem Pendente Buy Limit a 1,3855.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a sua tendência ou movimento de alta, mas após alcançarem ou romperem um determinado nível ou resistência, irão iniciar uma correção de baixa. Assim a sua ordem será executada no final dessa correção. Esse tipo de ordem é muito utilizada após o rompimento de uma resistência, aonde os preços ainda tendem a subir mais, antes de corrigirem até a resistência rompida como suporte. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Buy Stop Limit - Grafico 1 Publicado Buy Stop Limit - Grafico 2 Publicado Buy Stop Limit - Order

*) Sell Stop Limit: Ordem Pendente de Venda que atua como uma ordem Sell Limit. Funciona assim: quando o preço de Compra (Bid price) alcançar um nível abaixo ou menor do que o preço atual de mercado, isso irá executar uma Ordem Pendente de Venda ao preço estabelecido como Preço Stop Limit. Por Exemplo: se o preço atual está em 1,3815, você estabelece o Preço em 1,3755, e o Preço Stop Limit em 1,3795. Quando o preço de mercado alcançar 1,3755, isso irá abrir uma Ordem Pendente Buy Limit a 1,3795.
Quando Usar? Quando você acredita que os preços continuarão a sua tendência ou movimento de baixa, mas após alcançarem ou romperem um determinado nível ou suporte, irão iniciar uma correção de alta. Assim a sua ordem será executada no final dessa correção. Esse tipo de ordem é muito utilizada após o rompimento de um suporte, aonde os preços ainda tendem a cair mais, antes de corrigirem até o suporte rompido como resistência. Veja a seguir no gráfico uma ilustração desse cenário.

Sell Stop Limit - Grafico 1 Publicado Sell Stop Limit - Grafico 2 Publicado Sell Stop Limit - Order

Lembre-se: as suas Ordens Pendentes de Compra serão executadas ao preço de Venda (também chamado de Ask Price), porque esse é o preço que a sua corretora irá vender para você. A mesma lógica, só que inversa, ocorre para as suas Ordens de Venda. Elas serão executadas ao preço de Compra (também chamado de Bid Price), porque esse é o preço que a sua corretora irá comprar de você.

3º - Ordem de Stop, também conhecida como Order SL ou Stop-Loss. Utilizada para limitar a sua perda. A sua utilização é imprescindível em mercados de alto risco, como é o caso de Forex. O seu Stop nada mais é do que uma ordem contrária a sua posição. Se você comprou o par EUR/USD, a sua Ordem de Stop será na verdade uma ordem de venda.
Se a sua posição for uma compra, você sempre irá colocar a sua ordem de Stop a um preço abaixo do seu preço de entrada. Afinal de contas, se você comprou e os preços caíram isso significa que você comprou barato e vendeu mais barato ainda, perdendo dinheiro.
Se a sua posição for uma venda, você sempre irá colocar a sua ordem de stop a um preço acima do seu preço de entrada. Afinal, se você vendeu e os preços subiram isso significa que você vendeu caro e comprou mais caro ainda, perdendo dinheiro.

4º - Ordem de Limite, também conhecida como Order TP ou Take-Profit. Utilizada para determinar o seu ganho. A sua ordem de limite nada mais é do que uma ordem contrária a sua posição. Se você comprou o par EUR/USD, a sua Ordem de Limite será na verdade uma ordem de venda.
Se a sua posição for uma compra, você sempre irá colocar a sua ordem de limite a um preço acima do seu preço de entrada. Afinal de contas, se você comprou e os preços subiram, isso significa que você comprou barato e vendeu caro, ganhando dinheiro.
Se a sua posição for uma venda, você sempre irá colocar a sua ordem de limite a um preço abaixo do seu preço de entrada. Afinal, se você vendeu e os preços caíram, isso significa que você vendeu caro e comprou barato, ganhando dinheiro.

Comments are closed.