Desde 2010

Desde 2010 oferecendo uma Educação Financeira Responsável®

Relação Risco x Retorno

Sempre quando vislumbramos uma oportunidade qualquer nos mercados, geralmente o primeiro sentimento que temos é de euforia com relação a quanto podemos ganhar. Mesmo sendo profissionais para estabelecermos um nível de risco (de Stop) realista, geralmente nos deparamos com a calculadora na mão verificando qual será o tamanho do nosso ganho esperado. Claro que em algumas operações seremos estopados. Porém, como somos profissionais, entendemos que ser estopado faz parte do custo do negócio. E quando isso acontece (quando somos estopados), voltamos a grudar nossos olhos na tela do computador para “escanear” outras oportunidades, e começar tudo de novo.

Você provavelmente possui um bom sistema de negociação (Trading System), já realizou várias operações simuladas (paper-trading) e reais com seu próprio dinheiro, e mesmo assim você não consegue fazer com que seus ganhos superem suas perdas ou, se muito, seus ganhos são muito menores do que seu sistema de negociação demonstrou que seriam.

Isso geralmente acontece porque muitas vezes negligenciamos um fator importantíssimo para qualquer sistema de negociação, que é a relação Risco x Retorno (RR), que basicamente indica o quanto nós esperamos ganhar, de acordo com o risco da operação. Se você sempre espera ganhar 10 com um risco de 10, você nunca vai sair do lugar.

O cálculo do RR é extremamente simples, senão vejamos: você realizou uma compra a $40,00, com seu Stop a $38,00 e seu limite a $44,00. Assim você espera ganhar $4,00 ($44,00 – $40,00) com um risco de $2,00 ($40,00 – $38,00). O seu RR nesta operação é 2, que nada mais é do que o resultado do quanto você espera ganhar ($4,00), dividido pelo risco da sua operação ($2,00).

Se você sempre operar com um RR de do mínimo 2 (e aqui vale ressaltar que esse é um excelente resultado), mesmo que o seu sistema de negociação possua uma porcentagem de perda de 60%, o que significa que você será estopado em 60% de todas as operações que você realizar (e que a princípio pode parecer um resultado medíocre), você ainda assim terminará positivo. Para ilustrar isso, acompanhe comigo o simples raciocínio: você realizou 10 operações, todas com um RR de 2. Em outras palavras, o seu risco em cada operação é de 1 para um ganho de 2. Se você for estopado (perder) em 6 operações, o RR total para as operações perdidas é de 6 (RR de 1 x 6 operações). Porém, para as 4 operações de ganho, o RR total será de 8 (RR de 2 x 4 operações). No final, seu retorno será positivo, de 2 (RR total de ganhos - RR total de perdas).

É importante destacar que o cálculo acima se aplica para volumes iguais.

Observação: para ações, você sempre deve levar em consideração no seu cálculo de RR os custos de corretagem e operacionais das suas operações.

Comments are closed.