Desde 2010

Desde 2010 oferecendo uma Educação Financeira Responsável®

Falsos Rompimentos

Você sabe que é sempre muito importante esperar o período ou vela que você analisa (seja de 5 minutos, 01 hora ou diário) fechar acima da resistência ou abaixo do suporte para confirmar o seu efetivo rompimento. Vamos supor que você determinou uma zona de resistência significativa (que pode ser a máxima do mês, por exemplo), e a sua vela atual de 01 hora fechou acima dessa resistência, confirmando assim o seu rompimento, e fazendo com que você executasse a sua ordem de compra. Até aqui você fez tudo correto, e exatamente da maneira como deve ser feito: identificou a zona de resistência, teve paciência para esperar a vela fechar acima dela, e executou a sua compra sem medo. E essa compra possui uma alta probabilidade de ganho, porque afinal de contas você já fez isso algumas vezes antes (comprou após a confirmação do efetivo rompimento de uma zona de resistência), e sempre funcionou.
Porém, dessa vez foi diferente. Imediatamente após você executar a sua compra, os preços começaram a cair até fecharem abaixo da resistência rompida, atingindo assim o seu Stop, e puxando os preços para mínimas cada vez menores. Você acompanha todo esse movimento sem entender o que aconteceu, e o porquê da sua perda.
O que aconteceu é que você foi pego em um Falso Rompimento.
Falsos Rompimentos acontecem com muita frequência, especialmente em Forex. Para nós o principal motivo que causa falsos rompimentos é a ganância dos investidores amadores, por posicionarem os seus Stops muito próximos ou do suporte ou da resistência verificada. Posicionar o Stop muito próximo do nível de preços verificado configura ganância porque deixa claro que o investidor quer ganhar muito, arriscando pouco.

Por Que Eles Ocorrem

Vamos entender melhor porque isso acontece, tomando como exemplo uma resistência hipotética em 1,3150:

• Quando os preços chegam em 1,3135, bem próximos da resistência em 1,3150, os vendedores amadores já começam a vender. Na verdade a venda deles foi perfeita, e bem profissional: venderam próximos de resistência, e não esperaram os preços chegarem exatamente em 1,3150, por saberem que existe a probabilidade disso não ocorrer. Mas o que os torna amadores é que eles colocaram o Stop muito curto, exatamente na resistência em 1,3150, ou apenas alguns poucos Pips acima dela.

• Os preços continuam a subir a partir de 1,3135 (para os preços alcançarem essa zona de resistência eles tiveram que subir. Portanto a força dominante ainda é compradora), e quando alcançam 1,3150, começam a executar as ordens de Stop dos amadores gananciosos que venderam próximos de resistência, o que puxa os preços para cima dela até fecharem em 1,3170, causando assim o seu rompimento (lembre-se: todo Stop de uma posição de venda é uma ordem de compra).

• O grupo de vendedores que estava esperando para vender na resistência em 1,3150 (afinal de contas, sempre existe uma maior probabilidade de ter mais vendedores do que compradores em resistência) pensa da seguinte maneira: “estou esperando faz muito tempo para vender em 1,3150. Como os preços agora estão em 1,3170, se eu vender agora eu vou vender ainda mais caro do que eu queria, e com um risco (Stop) um pouco menor”. Esses vendedores então começam a entrar.

• Essa entrada de um grande número de vendedores em 1,3170 puxa os preços rapidamente de volta para a resistência rompida em 1,3150, até que eles fecham abaixo dela.

O fechamento abaixo da resistência em 1,3150 confirma o seu falso rompimento, puxando assim os preços para mínimas cada vez menores, por atrair um número muito grande de vendedores que pertencem aos seguintes grupos de investidores:

• Os vendedores que entraram em 1,3170.
• Os compradores que entraram após o rompimento da resistência em 1,3150, e que saíram das suas compras após verificarem o falso rompimento e;
• Os vendedores que entraram após a confirmação do falso rompimento.

Filtros

Assumimos que não é fácil identificar falsos rompimentos. Até hoje somos pegos neles. Mas ao longo da sua experiência você saberá aplicar alguns “filtros” que o ajudarão a identificá-los, tais como:

• Divergência de indicadores e/ou osciladores: se após um rompimento você verificar uma divergência, no IFR ou no MACD, por exemplo, existe uma alta probabilidade de ser um falso rompimento;
• Banda Bollinger: se o período que confirmou o rompimento fechar fora de uma das bandas bollinger, existe uma alta probabilidade de ser um falso rompimento;
• Suporte rompido virar resistência, e vice-versa: espere o seu suporte rompido virar resistência ou vice-versa para executar a sua ordem. Assim a probabilidade de você ser pego em um falso rompimento será bem menor, e o seu risco (seu Stop) também;
• Novo fechamento após o suporte rompido virar resistência, e vice-versa: espere o seu suporte rompido virar resistência, e execute a sua venda assim que um período fechar abaixo do fechamento do período que rompeu o suporte. Espere a sua resistência rompida virar suporte, e execute a sua compra assim que um período fechar acima do fechamento que rompeu a resistência. Para nós este é o melhor filtro.

Falsos Rompimentos Como Sinais de Compra e de Venda

Falsos Rompimentos criam excelentes oportunidades, simplesmente devido ao fato de que eles anulam a força que tentou romper tanto o suporte quanto a resistência. Em outras palavras:

• O rompimento de um nível de suporte indica continuação da força dos vendedores. Um falso rompimento desse suporte anula essa força, indicando assim uma retomada da força contrária, que no caso é dos compradores, criando assim uma oportunidade de compra, com o seu Stop abaixo da mínima do falso rompimento.
• O rompimento de um nível de resistência indica continuação da força dos compradores. Um falso rompimento dessa resistência anula essa força, indicando assim uma retomada da força contrária, que no caso é dos vendedores, criando assim uma oportunidade de venda, com o seu Stop acima da máxima do falso rompimento.

Psicologia (Versatilidade)

Sabemos que identificar oportunidades a partir de falsos rompimentos não é nada fácil no início da carreira de qualquer especulador. E essa dificuldade reside basicamente na questão emocional: todos nós aprendemos que rompimentos são confirmações da continuação da força dominante. Então quando operamos esses rompimentos, ficamos extremamente confiantes de que iremos ganhar dinheiro, devido à alta probabilidade de que os preços continuarão do sentido do rompimento. Quando perdemos dinheiro em falsos rompimentos, isso não só cria um desconforto emocional pela perda financeira, mas principalmente pelo fato de que a nossa percepção era a favor da força dominante, e um falso rompimento altera ou reverte essa percepção, de maneira rápida. E para a grande maioria dos especuladores não é fácil ter versatilidade suficiente para alterar a percepção na mesma velocidade que o mercado a alterou.
É por isso que para operar falsos rompimentos, você primeiro precisa desenvolver uma característica de personalidade muito importante na vida de qualquer especulador, que é a versatilidade.

Na Prática

Veja a seguir um exemplo de uma oportunidade criada a partir de um falso rompimento.

Repare no gráfico diário abaixo para o par GBP/USD a confirmação da continuação da força dos compradores, após o efetivo rompimento da LTA – Linha de Tendência de Alta, que atuava como resistência. Com isso você identifica dois pontos de compra: o Ponto de Compra 1, quando a resistência rompida (a LTA) vira suporte); e o Ponto de Compra 2, acima da máxima formada após o efetivo rompimento. Neste momento você apenas comprou no Ponto 1, e espera para comprar novamente no Ponto 2.

Artigo - Falso_Rompimento_-_1

Agora veja no mesmo gráfico diário abaixoque os preços retornaram para baixo da LTA, confirmando assim o seu Falso Rompimento identificado pelo círculo, o que fez com que você perdesse dinheiro na sua compra no Ponto 1.
Mas esse falso rompimento acabou criando uma oportunidade de venda, com Stop acima da sua máxima, e com limites nos dois níveis de suporte mais significativos.

Artigo - Falso_Rompimento_-_2

E agora veja no mesmo gráfico diário abaixo que o falso rompimento da LTA que atuava como resistência confirmou a anulação da tentativa da força dos compradores em continuar em controle, indicando assim a retomada da força dos vendedores, até os preços atingirem os dois níveis de limite.

Artigo - Falso_Rompimento_-_3

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be Logged in to post a comment.